REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Wednesday, March 07, 2007

FIQUE RICO EM POUCOS DIAS

Acabei de ler uma frase que vai me deixar rico. Um desnaturado autor afirmou que para ficar rico o principal passo é deixar de andar com pobre. Mas a riqueza que me refiro, não é a engrenagem principal do capitalismo, nem a fonte essencial do consumismo, mas é outro tipo de riqueza. Um bem necessário para doentes em depressão, para assíduos inquilinos da solidão, para medíocres que se consideram super crentes, para hipócritas que se acham super espirituais, para os idosos abandonados nos asilos, para os mendigos que são postais da nossa cidade, para os fregueses dos bares, para os bem sucedidos, para os falidos, para mim e para você.
Para ficar rico o individuo tem que deixar de andar com pobre, pobre de espírito, pobre de verdades, pobre de integridade, pobre de sinceridade, pobre de estima, pobre de criatividade, pobre de compromisso e pobre de Deus.
O sucesso dessa riqueza é incontestável, e servirá para você independente da sua classe social, da sua religião, dos seus costumes, da sua história e dos seus gostos, Seja você gordo, magro, raquítico ou esquisito.O investimento é simples e o retorno é imediato. Basta querer.
Por isso, já decidi. Quero conhecer melhor e mais pessoas. Diariamente cruzo com centenas de indivíduos que jamais voltarei a vê-los, seja na faculdade, no trabalho, no açougue, no mercado, no ponto de ônibus, na igreja, nos eventos, nos velórios e nos casamentos. Perdi muitos rendimentos. Decidi deixar de perder, agora quero ficar rico.
A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes quando não temos alguém com quem compartilhá-las. Pensando melhor, acho mesmo que tudo o que fazemos na vida pode se resumir nisto: a busca de um amigo, uma riqueza irrefutável.
A experiência da amizade parece ter suas raízes fora do tempo, na eternidade. Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre. È como um tesouro que já era nosso e não sabíamos. O encontro acontece de repente, mas parece que já tivéssemos sido amigos a vida inteira. Amigo é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Como diria Rubem Alves: “se o silêncio entre vocês dois lhe causa ansiedade, se quando o assunto foge você se põe a procurar palavras para encher o vazio e manter a conversa animada, então a pessoa com quem você está não é amiga. Porque um amigo é alguém cuja presença procuramos não por causa daquilo que se vai fazer juntos, seja bater papo, comer, brincar ou falar. Até que tudo isso pode acontecer. Mas a diferença está em que, quando a pessoa não é amiga, terminado o alegre e animado programa, vêm o silêncio e o vazio - que são insuportáveis. Nesse momento o outro se transforma num incômodo que entulha o espaço e cuja despedida se espera com ansiedade”.
Mas com o amigo é diferente. Não é preciso falar. Basta a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro. Amigo é alguém cuja simples presença traz alegria independentemente do que se faça ou diga. A amizade anda por caminhos que não depende de programas.
Uma estória oriental conta de uma árvore solitária que se via no alto da montanha. Não tinha sido sempre assim. Em tempos passados a montanha estivera coberta de árvores maravilhosas, altas e esguias, que os lenhadores cortaram e venderam. Mas aquela árvore era torta, não podia ser transformada em tábuas. Inútil para os seus propósitos, os lenhadores a deixaram lá. Depois vieram os caçadores de essências em busca de madeiras perfumadas. Mas a árvore torta, por não ter cheiro algum, foi desprezada e lá ficou. Por ser inútil, sobreviveu. Hoje ela está sozinha na montanha. Os viajantes se assentam sob a sua sombra e descansam.
Um amigo é como aquela árvore. Vive de sua inutilidade. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão.
Nesta vida enxurrada de coisas superficiais e efêmeras, conserve esse diamante. Cristo por entender a humanidade, deu sua própria vida pelos seus amigos. O amigo não quer te ver agindo com interesses e segundas intenções. O amigo não aceita cânticos com politicagens. O amigo não quer receber sua visita com interesses no “céu” que irá te presentear. O amigo não fica olhando o seu tipo de roupa, mas para a singeleza do seu coração. O amigo não quer estar com você somente aos domingos a noite, ele quer que você fale com ele todos os dias. O amigo sabe que a amizade de vocês não depende de programas, de corais, de grupos musicais, de congressos, de festivais, de confraternizações.O amigo te entende se você errar, mas deseja ouvir seu pedido de perdão. Quando estamos com um amigo sabemos que não estamos sós. E Riqueza maior não pode existir. Que Dios los bendiga!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>