REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Friday, February 29, 2008

cristãos X Cristo

Qual a sua religião? Como você se define? Quando num ambiente secularizado (o escritório em que trabalha, a escola em que estuda, a academia, o que quer que seja), você preferiria que as pessoas ignorassem sua profissão de fé?

O Novo Testamento diz que os conversos à nova fé a chamavam de "o caminho", mas em lugar de serem conhecidos como "os caminhantes" ou algo assim, Atos 11:26 diz que eles passaram a ser conhecidos como "cristãos". Talvez eu esteja projetando minha realidade de hoje naquela, já que o texto não deixa isso claro, mas a impressão que eu tenho é que o termo "cristão" carregava um certo peso (talvez muito) pejorativo, já que foi cunhado por outros para rotulá-los.

Pois bem, o que é um cristão hoje? A imagem que o mundo tem hoje de cristão está associada à palavra de onde esta se originou? Vou tentar ser mais claro: os cristãos demonstram Cristo?

As últimas eleições presidenciais norte-americanas deixaram pra lá temas como economia, saúde pública, educação ou políticas governamentais para focar em coisas como legalização ou não do aborto e uma certa "luta pela liberdade contra o terror". Os mais religiosos dos americanos decidiram a disputa em favor de George Bush, visto pelos seus eleitores como uma boa síntese do que deveria ser um cristão. Contudo, o mundo todo viu sua mentira deslavada para justificar uma guerra. Essa guerra não terminou, matou milhares e milhares de pessoas, entre elas um velho inimigo de seu pai. Além disso, garantiu sua reeleição, já que, de tanto repetir, aqueles que se identificam com ele, que vêm nele um pio cristão, que venceu pelo poder de Deus o vício do álcool, etc, acabaram acreditando que aquele país era realmente uma ameaça à segurança do seu país e da tal "liberdade". Envergonhados, os americanos agora decidem entre três pessoas de perfil bem diferente.

No Brasil, os evangélicos são lembrados como um rebanho inculto que consente em ser tosquiado por pastores gananciosos. Sua bancada no Congresso está entre as mais corruptas, ao passo que sobre o clero católico impendem denúncias de pedofilia.

O que são os cristãos? Fazedores de guerras, mentirosos, gananciosos, que desejam que gays queimem no inferno e morram de AIDS, hipócritas, falsos moralistas? É isso? E é isso que deveria ser? Essa é a imagem de Jesus Cristo que conseguimos passar?

Não deveríamos tomar o nome de Deus em vão. Isso está lá, no terceiro mandamento. O que posso fazer é mergulhar nos braços dEle e suplicar para que faça que, ao menos aqui no meu pequeno círculo de influência, esse quadro seja diferente.

1 Comments:

Blogger BeL said...

Oi, gosto muito de vir até aqui e ler este blog.
Gostaria de saber quem é que escreve palavras tão abençoadas...
um abraço
(vana_borbo@hotmail.com)

6:17 PM  

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>