REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Wednesday, January 30, 2008

Irmão, cuidado para não excluir o Espírito Santo da sua vida!

Irmão, cuidado para não excluir o Espírito Santo da sua vida!(Sl.51:1-11)

Sabemos que quando nos arrependemos dos nossos pecados e cremos no sacrifício vicário do Senhor Jesus e passamos a vivermos em obediência a Palavra de Deus, a Bíblia nos ensina que o Espírito Santo vem habitar em nós. Está escrito: “Não sabeis vós que sois o Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor.3:16).

Contudo é bom sabermos também que o Espírito Santo poderá deixar o crente, se ele não viver submisso ao Senhor e a sua Palavra. Se o crente não possuir uma vida de santificação, as suas atitudes irão entristecer o Espírito Santo, a Bíblia nos adverte: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus,...” (Ef.4:30). Se o crente continuar na sua prática pecaminosa e entristecendo o Espírito Santo, terminará excluindo, afastando o Espírito Santo da sua vida.

Está escrito: “Não extingais o Espírito” (I Tess.5:19). Pois como poderemos vencer o diabo, o mundo e a carne com as suas concupiscências se o Espírito Santo não estiver em nós? Só venceremos com Ele em nossas vidas! Está escrito: “Filhinhos sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (I Jo.4:4).

A Bíblia nos dar alguns exemplos de homens, em que o Espírito Santo se retirou das suas vidas:

O rei Saul, após não ter dado ouvido as ordens do profeta e ter desobedecido a Deus; o Espírito de Deus se retirou dele,...(I Sm.16:14).

Sansão depois que os seus cabelos foram cortados(desobedecendo a Deus), o Senhor se retirou dele(ou seja o Espírito do Senhor)... (Jz.16:20).

Davi também quase passava pela mesma experiência, mas se apressou a pedir o perdão e a misericórdia do Senhor e disse: “Não retires de mim o teu Espírito Santo...” (Sl.51:11).

Irmãos, estes versículos são suficientes para entendermos que, para o Espírito Santo permanecer em nós, temos que ter uma vida de santificação, caso contrário Ele não poderá habitar em nós. Ele é Santo( o próprio nome já diz tudo) e para viver em nós devemos ser santos também.

São muitas as coisas que entristece o Espírito Santo e o faz se retirar da vida do crente que as pratica. Todo tipo de pecado entristece o Espírito Santo. Davi pecou contra o Senhor e logo percebeu que a unção do Espírito Santo em sua vida não era mais a mesma. Aquela comunhão que tinha com o Senhor desde a sua mocidade, estava ameaçada e quase perdida!

Eu acredito que Davi já sentia o vazio na sua vida, já não tinha forças para louvar ao Senhor, mas que também estava disposto a fazer o que fosse possível para que o Espírito Santo não saísse de sua vida. Poderia até perder os amigos, o reino, mas não queria perder a comunhão com o Senhor. Ele sabia que estava caído espiritualmente, moralmente e socialmente, mas também sabia que só o Senhor poderia levanta-lo, então clamou:

“Não retires de mim o teu Espírito Santo...” (Sl.51:11). E para a sua felicidade, Deus pela sua infinita misericórdia, ouviu o clamou de Davi, perdoou os seus pecados e não retirou o Espírito Santo de sua vida.

Irmãos aquilo que muitas vezes passou anos para ser adquirido pode ser perdido no piscar de olhos. Portanto valorizem mais as coisas espirituais, Orem mais, vigiem mais, estejam atentos a advertência de Cristo que nos adverte dizendo: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap.3:11).

Não entristeçais, não extingais o Espírito Santo que vos consola, fortalece, restaura e que vos ajudam a permanecerem fiéis até o fim. Mas vivam cheios do Espírito Santo! “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef.5:18).

Amém!

Gutembergue Dias - gutembergueld@hotmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>