REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Wednesday, March 05, 2008

Esperando a Promessa

Entre a promessa e o seu cumprimento existe um hiato, um espaço de tempo. Tempo esse que às vezes aos nossos olhos parece infinito. Olhamos ao nosso derredor e tudo parece estar parado, e pensamos até que está demorando chegar o dia em que Deus cumprirá as suas promessas em nossas vidas. O salmista diz no Salmo 40:1: “Esperei com paciência no Senhor Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. O Senhor quer que esperemos em Sua promessa com perseverança, com confiança com paciência, com fé, com a atitude de jamais desfalecermos; E nunca esquecendo-nos que fiel é o que nos prometeu.

Nesse espaço de tempo que se chama: Esperar, tudo pode acontecer. Devemos observar qual a nossa posição e como estamos agindo diante da promessa do nosso Deus. Podemos estar na posição em que Ele quer que estejamos, ou, por pressa, sairmos dela. Muitos, nesse espaço de tempo entre a promessa e o seu cumprimento, ao invés de somente esperar, querem fazer as coisas à maneira; do jeito que pensam que tem de ser. Pensam que estão “ajudando a Deus”, como se Deus, o Onipotente, precisasse da ajuda de alguém. Como foi o caso de Sara - Deus fez uma promessa a Abrão, de que ele teria um filho, mesmo sendo já velho e sua mulher avançada em idade e já havendo cessado o costume das mulheres (menstruação). Sara tentou dar um jeitinho, oferecendo Agar para deitar-se com seu marido (isso era costume entre os povos da Mesopotâmia), achando que com essa atitude, estaria “ajudando a Deus” e apressando a promessa Dele em suas vidas.

Passaram-se anos e nada acontecia. Provavelmente Sara se sentia frustrada, pois via mulheres diante dos seus olhos terem filhos. Até mulheres ímpias, que não temiam a Deus, não eram estéreis, mas ela era. Ela que tinha a promessa. Deus queria tratar com Sara, queria que ela entendesse que o tempo é Dele, e que no tempo certo Ele faz maravilhas extraordinárias acontecer. Mas como continuar acreditando se todas as circunstâncias lhe eram contrárias? A fé é algo sobrenatural, faz acontecer coisas que jamais passou em nossas mentes. Faz a estéril, ser mãe. Deus nos prova, mas jamais nos desampara. Preste atenção! Entre a promessa e o seu cumprimento, se não tivermos cuidado podemos perder a benção. Mas Deus teve misericórdia de Sara e de Abrão, que se precipitaram tentando “ajudar a Deus”. Possivelmente, isso só fez com que as coisas demorassem a acontecer em suas vidas. Pois, passaram-se 25 anos para que se cumprisse à promessa na vida deles. Depois de 25 anos de espera Deus lhes deu a vitória, que foi seu filho Isaque, em seus braços.

Devemos estar atentos de como estamos agindo mediante a promessa que Deus nos fez. Se estamos na posição que Ele nos colocou, ou se já saímos dela e não percebemos. Será que com as nossas atitudes de sairmos da posição, paramos o curso da promessa em nossas vidas? Pois, a promessa de Deus só nos alcança se estivermos enquadrados em Sua Palavra, em Sua vontade. Muitos dizem: Deus prometeu e vai cumprir, porque Ele é fiel. Sim, Ele é fiel e sempre será, mas Ele é fiel a Sua Palavra. Ele disse para Jeremias: “Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”. Se Ele olhar para nós, ver que a Palavra Dele está em nossas vidas, e que estamos vivendo por ela, certamente Ele cumprira todas as Suas promessas.

Esse espaço de tempo na vida de muitos é doloroso, pois nesse período Deus nos prova, prova a nossa fé de tal maneira que às vezes dói, e dói muito. Nesse espaço de tempo muitas vezes somos caluniados, incompreendidos, invejados, e humilhados. Mas não esqueça! É Deus te provando, para te aprovar lá na frente, e glorificar o nome Dele através da tua vida. Para que todos olhem para você e diga: Só o Senhor pode fazer isso! Como pode ser verdadeiramente, só o Senhor é Deus!

José passou por várias humilhações. Foi odiado e vendido por seus irmãos que tinham inveja dele. Pois não suportavam ver que o seu pai o amava mais do que a eles. José teve um sonho. E não foi um simples sonho, esse sonho foi uma promessa de Deus. Promessa essa que até o seu cumprimento, José teve que passar pela via da humilhação, da calúnia. Mas permaneceu fiel, e em toda história da sua vida, a Palavra de Deus declara que Deus era com ele, e onde ele estava Deus o fazia prosperar. Note que foi desde que José contou os sonhos para os seus irmãos, que eles começaram a persegui-lo e a invejá-lo mais e mais.

Devemos ter muito cuidado com aqueles que dizem ser nossos irmãos! Muitas das vezes, nos invejam, e querem mesmo é nos ver derrotados. Mas o Senhor é maior em nossas vidas. Por isso, não revele a tua intimidade com Deus. Guarde tudo em silêncio e Deus te abençoará.

Passou-se 13 anos para José alcançar a promessa. Mas a atitude dele, entre a promessa e o cumprimento dela, é que foi fantástica! Não pecou contra o Senhor, resistiu ao diabo e o diabo foi envergonhado, e o nome de Deus glorificado em sua vida. Em um só dia, Deus o tornou governador de todo o Egito. Esse não era um dia qualquer, mas era o dia em que Deus preparou para dar vitória ao Seu servo. Deus o exaltou de tal maneira, que esse homem, na tipologia bíblica tipifica o próprio Cristo. Vale a pena esperar na promessa do nosso Deus, pois, verdadeiramente Ele vela por Sua Palavra para cumpri-la.

Outro homem que esperou com perseverança para receber a benção foi Calebe. Ele esperou 45 anos pela promessa de ter a sua herança na terra prometida. Ele não desanimou não desfaleceu. Em Josué 14:14 diz: “Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o queneu, em herança até o dia de hoje., visto que perseverou em seguir o SENHOR, Deus de Israel”.

Ele perseverou, pois, tinha uma promessa de Deus em sua vida. Fez dessa promessa a sua própria vida, e quando estava com 85 anos declarou: “Estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; Qual era a minha força, tal é agora a minha força para a guerra, e para sair e para entrar”. Que coisa gloriosa é a Palavra do Senhor! São as Suas promessas que nos dá forças e nos faz vencer e prosseguir sem desanimar. Isaias disse em seu livro: “Mas os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

Como você está hoje, em comparação com o dia em que Deus te fez a promessa? Você pode declarar como declarou Calebe, que estava com a mesma força e disposição, mesmo depois de 45 anos de espera? Pense nisso! Espere no Senhor não desista! Pois Deus não esquece de nenhuma de Suas promessas, e no tempo certo se levantará e te dará vitória.

Deus quer te aprovar nesse espaço de tempo que ainda resta para se cumprir à promessa Dele em sua vida. Olhe para frente e esqueça as dificuldades, os obstáculos, os problemas! Esses registros gloriosos, de homens e de mulheres que esperaram anos e anos, são para nos servir de exemplo, de lição. Não devemos nunca esquecer que o nosso Deus não muda, Ele é o mesmo, e está sempre pronto a nos ouvir e nos atender se estivermos vivendo e praticando a Sua Palavra. Tua benção está demorando? Abraão e Sara esperaram 25 anos, José 13 anos e Calebe 45 anos. E você, quanto tempo está esperando? Dias, meses anos, e acha que já está esperando muito? O dia da tua vitória já está escrito por Deus. Não se desespere, crê somente! Para Deus não existe tempo, Pedro diz: “Mil anos para Deus são como um dia; e um dia como mil anos”. Aquieta-te e saiba que Ele é Deus em nossas vidas. Ele disse para Sara: “Haveria coisa alguma difícil para o Senhor”?

Ele continua a nos perguntar isso nesta hora. Não desista! Faça desse tempo de espera que Deus te dá, um tempo de benção, de valorização mais ainda da Palavra Dele. Viva a Palavra de Deus e certamente, Ele te dará vitórias. Esse tempo de espera em tua vida é o tempo de preparo para que o nome Dele venha ser glorificado em tua vida.

Em tudo dai graças e verás a glória de Deus, no tempo que se chama hoje!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>