REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Thursday, October 04, 2007

Os passos da Salvação

Os passos que devem ser dados pelos que almejam se salvar, são:

OS CINCO PASSOS QUE NOS CONDUZEM À SALVAÇÃO

1.1 Reconhecer que é Pecador. A Bíblia diz que “não há homem que não peque” (II Cr. 6:36). Este reconhecimento não nos pode salvar, mas é um passo que não pode deixar de ser dado por aquele que quer ser salvo.

1.2 Reconhecer que Deus é Justo. A justiça de Deus vai além do que pensamos e falamos, e às vezes entra em choque com os nossos pontos de vista.

1.3 Reconhecer que Está Condenado. Sim, contrário ao que muitos pensam, a justiça divina não condenou apenas os grandes pecadores como: Os estupradores, os latrocidas, os caluniadores, os adúlteros, os homossexuais, os invejosos, os ateus, os idólatras, os necromantes, os prostitutos, os feiticeiros etc. Não!!! Deus condenou todos ao Inferno. Disse Jesus: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis...” (Lc. 13:5). Disse o apóstolo Paulo: “... todos pecaram e estão privados da glória de Deus. . .” (Rm.3:23). Isto evidencia que a justiça divina vai além do que cogitamos e não raramente diverge dos nossos padrões.

1.4. Reconhecer que a Morte de Jesus foi Substitutiva. Muitos pensam que a razão pela qual Jesus morreu é a seguinte: “Para o homem se salvar, basta-lhe ser bondoso, e Jesus teria vindo ensinar isso. E o fez, não só com palavras, mas, sobretudo, com atos, não pagando na mesma moeda, o mal que lhe fizeram”. Nada, porém, está mais longe da verdade. O quadro que nos é apresentado pela Bíblia é diametralmente oposto. À luz da Bíblia, a razão pela qual Jesus morreu é: O homem é pecador e Deus é justo e, por estas razões, ficamos tão perdidos, que tudo quanto fizéssemos para sairmos da perdição, não produziria o efeito desejado. Inútil seria arrependermos dos nossos pecados, pedir perdão, chorar. . . Porque na opinião de Deus, perdoar a culpa é tão errado quanto punir o inocente. Deus vê que o pecado é uma dívida que tem que ser paga.

E por não termos com que pagá-la, fomos condenados à perdição eterna. Então Jesus desceu do Céu para cumprir a pena em nosso lugar. É por isso que Jesus é o Salvador. Ele não salva com Suas Palavras, nem com Seus brilhantes exemplos, mas sim, com o seu sacrifício substitutivo. Logo, para que servem as Suas Palavras? Servem para nos informar isso, bem como para educar àqueles que, por crerem nisso, tornarem-se cristãos. Assim está claro que Deus não perdoou a nossa dívida, e sim, que Jesus pagou-a por nós, se arrependidos crermos nesta verdade. O leitor talvez queira formular a seguinte pergunta: “Porque diz então a Bíblia que Deus perdoa?” A resposta a esta pergunta é que com este termo simples e de fácil compreensão, a Bíblia está dizendo que Deus nos livra da condenação, se nos valermos do sacrifício de Jesus.

Como o leitor sabe, substitutivo não é o mesmo que substituível. Portanto, quando afirmo que o sacrifício de Jesus foi um ato substitutivo, quero dizer que Ele nos substituiu na morte e no sofrimento, sofrendo a pena em nosso lugar; e que, por conseguinte, o Seu sacrifício nos quita para com Deus, se arrependidos cremos. É por isso que nós, os verdadeiros cristãos, não cremos em purgatório, nem em reencarnação, pois não temos dívida a pagar. Jesus já pagou-a por nós (Is.53:4 –12; 2 Pe.2:24; Lc.23:43).

1.5. Reconhecer Jesus Como Salvador Pessoal. Já afirmei que se Jesus não morresse por nós, não seríamos salvos por mais que implorássemos o perdão. Isto significa que não adiantaria arrependermos, se Jesus não morresse por nós. E uma verdade do mesmo tamanho desta é que de nada nos adiantará Jesus ter morrido por nós, se não nos convertermos. É o sacrifício de Jesus, mais a nossa Fé nesse sacrifício, que mudam a nossa sorte.

II. O ÚNICO PASSO QUE NOS MANTÉM NA SALVAÇÃO.

A Bíblia afirma que a salvação é um Dom, isto é, presente, que Deus nos dá pela Graça, por meio da Fé, sem o auxílio das nossas obras (Ef 2.9-8). E deixa claro que a verdadeira Fé é Viva e produz em nós real salvação; a qual, por sua vez, produz em nós obras que de fato agradam a Deus. Logo, os que tentam se salvar pelas obras estão pondo o carro adiante dos bois. E os que tentam se salvar pela fé mais obras, estão pondo o carro ao lado dos bois. O certo, porém, é deixarmos o “boi” da fé puxar o “carro” da salvação, em cujo interior devemos adicionar cada vez mais, as boas obras. Isto porque não somos salvos pelas obras, mas somos salvos para as obras (Ef. 2:10). Do exposto se vê que as obras e a Fé são importantes, mas temos que pô-las nos seus devidos lugares. Do contrário, não seremos salvos. A fé no sangue de Jesus vale a quitação da nossa dívida e a conseqüente salvação, a qual é um dom; e as boas ações que daí nascerem serão galardoadas, isto é, recompensadas. Sobre estes galardões (ou recompensas), só entenderemos quando chegarmos lá. Por enquanto fica claro apenas que galardão e salvação são coisas diferentes. A Bíblia fala de pessoas que terão salvação, mas não terão galardão (1Co. 3:10-15).

O passo que nos mantém na salvação é a compreensão de que se Jesus já nos salvou, então mais nada precisa ser feito para sermos salvos. Jesus não precisava, não precisa e nem precisará da nossa ajudinha. O cristão é como uma árvore que foi ressuscitada. Se realmente fomos ressuscitados, temos seiva, folhas verdes, flores e frutos. Por outro lado, se continuamos secos, fica provado que ainda não fomos ressuscitados, isto é, não somos verdadeiros cristãos, ainda que o tenhamos sido no passado. Em outras palavras: As obras não salvam, mas fluem de nós normalmente, quando de fato somos salvos.

III. PASSOS SUBSEQÜENTES À SALVAÇÃO

Ao darmos o quinto passo, nos tornamos salvos. Ao darmos o sexto passo, nos mantemos salvos. Mas há obras que devemos fazer por sermos salvos, isto é, 100% perdoados? Isto é importantíssimo, visto que embora seja verdade que aquele que estava enfermo e já recuperou a saúde, verdadeiramente mais nada necessita fazer para ser curado, certamente o tal muito precisa fazer por ter sido curado. Quem é curado levanta do leito, anda, trabalha, fala, come com as próprias mãos, etc. Veja, pois, a seguir, algumas das coisas que você deve fazer por ser salvo, se é que você deu os cinco passos que conduzem à salvação, bem como o passo que nos mantém na salvação. São os seguintes:

3.1. Comungar Com Seus Irmãos na Fé. Muitas pessoas já fizeram o que você acaba de fazer, e já se organizaram. Você é convidado a se unir a um desses grupos, porque lá você encontrará pessoas mais experientes que muito poderão ajudá-lo (Hb.10:25). Estes grupos são conhecidos pelos nomes de evangélicos ou crentes.

3.2. Ser Batizado (Mc.16:16). Jesus mandou pregar o Evangelho e batizar os que crêem. Seja você também um seguidor de Cristo neste particular.

3.3. Praticar a Doutrina dos Apóstolos. Estas doutrinas estão registradas na Bíblia. Uma delas é que não devemos adorá-los (At.10: 25-26; 14:11-18).

3.4. Cear. A Ceia do Senhor é uma ordenança de Cristo e é constituída de pão e vinho, os quais simbolizam, respectivamente, o corpo e o sangue do Senhor (1 Co.11:17-34). Todo cristão deve participar deste banquete espiritual, comendo do pão e bebendo do vinho (1Co.11: 28).

3.5. Orar. Por ser Jesus o único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm. 2:5), Ele nos ensinou a orar direto a Deus (Mt 6. 9-13), em Seu nome (Jo 14: 13-14). Os “intermediários” existem por invencionice dos homens. Portanto, doravante não peça mais nada aos chamados santos. Isso é idolatria. Ore só como a Bíblia ensina. Por favor, ore por mim.

3.6.Testemunhar. Conte a todo mundo a sua nova experiência com Cristo (Mc.5:20), etc.

Conclusão. Talvez não tenhamos a felicidade de nos conhecermos aqui na Terra, mas se permanecermos neste caminho até o fim, nós nos encontraremos lá no Céu. Até lá, na Paz do Senhor Jesus Cristo.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>