REFLEXOES DO DIA EM PORTUGUES

Reflexões diarias em portugues trazendo alento aos corações, amizade, amor de Deus devocional mensagens evangelicas, gospel, poesias, pensamentos

Friday, March 07, 2008

O Caminho Profético – Parte 1

Toda a trajetória do Senhor Jesus na terra manifestou o cumprimento da palavra que por meio da boca de muitos profetas do Antigo Testamento fora anunciada a respeito do Messias que viria. No livro de Mateus observamos que cada etapa que se cumpria na vida de Cristo era a confirmação profética anunciada a seu respeito: Mt 1:22 “Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta”. Veja também em Mt 2:5, 15, 17 e 23; Mt 3:3; Mt 4:14. Jesus nasceu em Belém para que se cumprisse a profecia. De Belém José fugiu para o Egito para que se cumprisse a profecia. Do Egito eles se mudaram para Nazaré, e de Nazaré para Cafarnaum, tudo isso, para se cumprir a profecia. Quando o Senhor veio para a Terra já existia um caminho profético pré-estabelecido por Deus na sua vida através da profecia. Tudo que Jesus fez foi viver a profecia em seu dia-a-dia. Todo o seu viver foi profético, até na cruz Ele disse: “tenho sede” para que se cumprisse a profecia.

Igualmente, a caminhada de cada discípulo de Jesus deve trazer à existência o plano profético de Deus em sua vida – quando alguém nasce, sua vida já está pronta no céu. O Senhor deseja manifestar a cada um de nós o entendimento claro sobre caminhar profeticamente, assim como Ele caminhou. Deus não produz nada do acaso, seu proceder não é aleatório, mas sim profético. Deus é um Deus de propósitos estabelecidos desde a eternidade e o Seu desejo é que tenhamos a revelação do caminho profético que Ele tem para cada um de nós.

Um cristão que anda no espírito compreende cada mover de Deus em sua vida, olha para trás, reconhece uma construção progressiva do Espírito Santo. Entrar no caminho profético permite-nos enxergar claramente um propósito em cada circunstância que Ele mesmo moveu ao longo dos anos. Quando entendemos o estabelecimento do caminho profético do Senhor nas nossas vidas não erramos, mas entramos em uma caminhada consciente e vitoriosa para dentro dos sonhos mais altos do Pai.

Há um caminho profético que Deus deseja estabelecer à medida que saímos de um andar carnal e passamos para um andar espiritual. Deixamos de andar nas coisas dos homens, deixamos de andar segundo nossos desejos e raciocínios e passamos a caminhar debaixo dos desígnios eternos de Deus. Para tanto, precisamos definitivamente compreender que a vida cristã só pode ser desenvolvida no espírito.

Há um novo lugar que Deus quer estabelecer em cada área da nossa vida, e esse lugar é o seu caminho profético. Ministério, casamento e finanças podem estar em profundo deserto e derrota, sem direção, mas o Senhor pode estabelecer o caminho profético em qualquer circunstância. E como mesmo diante de situações sufocantes e aparentemente sem saída nós poderemos encontrar a porta que nos levará a desfrutar e viver o plano de Deus?

Em Isaías 28:9-10 o Senhor nos ensina como Ele nos direciona e move Seu plano em nossas vidas: “A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, e mais preceito; regra sobre regra, e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali”.

Esse texto é uma descrição de como o Senhor reconstrói a verdade em nosso íntimo. Quando Deus nos dá a palavra em nosso íntimo, falando ao nosso coração, Ele estabelece um preceito, um marco em nossa vida. E quando tomamos uma atitude correspondente àquela palavra revelada, começamos a entrar em um andar sobrenatural: o caminho profético. Depois de obedecermos a primeira palavra que Ele liberou sobre nós, Deus então dá mais outra palavra, mais um preceito estabelecido. Recebo revelação, tomo providência (atitude), então recebo nova revelação. Um pouco aqui, um pouco ali – em diversas áreas e etapas Ele vai construindo um lugar para o estabelecimento crescente da glória Dele em nossa vida. Muitas vezes não entendemos o valor real das seqüências de palavras que Deus tem ministrado, mas há um propósito profético em tudo que Deus move. Todos os dias o Senhor tem um maná porque Ele deseja que trilhemos o caminho profético diariamente.

Portanto, quando recebemos uma palavra revelada, o rhema de Deus penetra o nosso coração e aquela palavra é um início, é um marco, um passo que vai me estabelecer em um caminho profético, em uma nova dimensão do sobrenatural de Deus. Essa palavra não é apenas um fortalecimento para o nosso espírito, a palavra revelada ao meu coração não tem somente o fim de trazer cura, conhecimento e encorajamento. Ela é mais do que isso: é o início, a porta, o chamado, o desafio, o marco para um novo caminho em Deus. Deus estabelece naquela área o início da nossa fé. Quando Deus fala a fé entra em operação porque a fé é o resultado da voz de Deus no coração. Quando a letra se abre em revelação, Deus nos colocou em um caminho profético. O irmão Smith Wigglesworth ensinava que a fé é a palavra de Deus vivendo em nós.

O que Deus fala estabelece um caminho sobrenatural para andarmos. Ele é o autor da fé gerada em nós, mas Ele é também o consumador da nossa fé porque Ele nos coloca em um caminho profético. O Senhor nos chama, assim como Ele foi, para sermos cumpridores da palavra – de fé em fé, de glória em glória.

E como receber essa palavra revelada, como receber preceito e mais preceito em nosso íntimo? Veja o que está escrito na seqüência do texto acima: “Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o Senhor a este povo” Is 28:11. Quando nos envolvemos com o Espírito Santo através da oração em línguas, oramos o plano de Deus para nós. Muitas vezes não conhecemos, não sabemos qual é o caminho profético para nós, mas o Espírito Santo sabe e oramos a vontade Dele para nós! A oração em línguas é o meio pelo qual eu posso entrar no caminho profético. Entro em comunhão com Deus, Deus fala e eu obedeço.

O Senhor disse a Abraão: “sai da sua terra e da tua parentela e da casa de teus pais para a terra que te mostrarei”. A partir do momento em que Abraão começou a obedecer a essa palavra, sobre ele veio a unção profética para que o Senhor cumprisse todo o Seu plano.

A seqüência que Deus deseja revelar para compreender o caminho profético é: comunhão E revelação E obediência E poder... Mais comunhão E mais revelação E mais obediência E mais poder. Preceito sobre preceito, e mais preceito. A palavra tem em si mesma a vida de Deus e quando creio a vida de Deus intrínseca a essa palavra é liberada para mim e passamos a ter uma boa consciência a respeito de cada área em que somos ministrados pelo Espírito. O exercício da fé é a única coisa que nos dá boa consciência. A firmeza necessária diante das situações vem pelo exercício da fé. A constância do espírito é transferida passo a passo ao nosso espírito e entramos na armadura de Deus.

A fé transfere Deus para dentro de qualquer situação. Somente a obediência muda o nosso coração. Deus está levantando uma geração profética, que decide caminhar como Jesus andou, não sem rumo, sem propósitos, baseados no conselho do próprio entendimento, mas mediante os marcos e palavras estabelecidos por Deus.

2 Comments:

Blogger VANDER said...

CARA, VC ESTÁ INTERPRETANDO DE FORMA EQUIVOCADA ESTA PASSAGEM DE ISAIAS...VC SABE O QUE É CONTEXTO??
QUANTA BESTEIRA QUE UM CARA CONSEGUE ESCREVER POR ACHAR QUE ESTÁ CERTO AO LER A BÍBLIA...VAI FAZER UM CURSO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA, MEU...LEIA O FINAL DO VERSICULO 13 E ENTENDA O QUE QUER DIZER O VERSICULO 10, Ó MENTECAPTO...

11:26 AM  
Blogger VANDER said...

OUTRA COISA, QUEM FOI QUE ORDENOU ALGÚEM A ENVIAR MENSAGENS PARA O MEU E-MAIL SEM MINHA AUTORIZAÇÃO???
ESTÁ CERTO QUE ESTÁ TUDO BEM POR SE TRATAR DE MENSAGENS BÍBLICAS, POIS EU SOU EVANGÉLICO, MAS CERTOS COMENTÁRIOS EU DISPENSO, TÁ ME ENTENDENDO?? NA ESCOLA QUE VCS ESTUDARAM EU FUI EXPULSO...PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER PRETO NO BRANCO, QUE FICAM FAZENDO SUPOSIÇÕES, EU ESTOU DE SACO CHEIO... VÊ SE ME ESQUECEM, OU EU VOU ESCREVER COISAS AQUI DA QUAL EU NÃO ME RESPONSABILIZO, FUI CLARO ?

11:37 AM  

Post a Comment

<< Home

Google
 
< /td>